Ciúmes, Pais e filhos.
--
Você já ouviu alguém dizer que o ciúmes é uma forma de amor?
Somos uma sociedade que cresceu acreditando que ciúmes é sinônimo de amor e zelo. Pois bem, ciúmes não tem nada a ver com o sentimento de amor e sim com o sentimento de possessão.
Você conhece algum pai ou mãe que excluem o filho do convívio dos avós, tios e família, geralmente do cônjuge, muitas vezes com a definição de que eles são loucos?
Sim, de fato, as vezes pode existir algo bem complicado e que não seja saudável como abusos verbais, violência domestica entre outros, mas em grande parte o que existe mesmo é um profundo sentimento de medo do filho(a) amar mais o outro, ou mostrar alguma preferência.
Observe se a criança está sendo cuidado, adora passear na casa dos avós e demais, mesmo que recebendo o doce que você avisou que não quer que ele coma, mas se ali existe um relação positiva entre a criança e demais pessoas, existe uma conexão pelo amor. E quando isso acontece, muitas vezes ao invés dos pais ficariam felizes pelo filho (a) um sentimento inconveniente pode surgir e esse sentimento se chama: ciúmes.
O ciúmes acontece por que a pessoa acredita que não é suficiente, é uma baixa autoestima, que faz a pessoa pensar muitas vezes que a criança pode amar mais a outra pessoa do que ele (a), que o outro vai ser mais legal, e então a corrida possessiva dá início...
Para evitar que a criança tenha contato com experiências e pessoas que podem ampliar a experiência dela, o adulto começa a controlar o ambiente e as pessoas ao qual ela (criança) será exposta. E o que acontece, é que o pai/mãe nesse caso, começam a limitar a criança nesse contato social, e nas diversas formas de amor e expressão de carinho, que conforme pesquisas apontam podem reduzir os sintomas de depressão ao longo dos anos, além de claro, desenvolver empatia uma das habilidades mais nobres e requeridas na formação de um SER social.
Pode soar impossível, mas muitos pais não conseguem enxergar que a criança é digna de muito amor, e não só pelo lado parental ou daqueles que eles (pais) aprovam.
Quem ama observa o ambiente e a interação da criança, se existe uma troca de alegria, conversa, cuidado vai querer mais e mais ampliar a experiencia daquele que você ama. Pois essa é uma grande expressão de amor, conseguir enxergar os benefícios para o outro que tanto ama.
O amor só é autêntico quando dá liberdade
Qualquer relacionamento, onde o ciúmes é o direcional que impulsiona a controlar as pessoas ou ambientes ao qual a criança/individuo vai ser exposto, deve ser refletido. Aquele que ainda não despertou para a negatividade e desastres que o ciúmes causa em um relacionamento, deve buscar ajuda, pois o ciúmes é um sentimento que ao invés de estreitar a relação, na verdade é um grande repugnador.
#educacãoparapaz #adultoconsciente
Gostou desse texto?
Compartilhe e busque livros e fontes confiáveis sobre a filosofia Montessori e educação positiva.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Para ver uma cópia desta licença, visite http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/.