Seu filho precisa mesmo ir para a escolinha? 0–3 anos de idade

De fato, não há escola para essas crianças”.(Montessori, Absorbent Mind, pg 15)

“É como se a natureza salvaguardasse cada criança da influência do raciocínio adulto, de modo a dar prioridade ao professor interno que a anima. Ela (criança) tem a chance de construir uma estrutura psíquica completa, antes que a inteligência dos adultos possa alcançar seus objetivos.”

  • Ser referência
  • Preparar o ambiente:
  • Guia

Alguns comportamentos exigidos nas escolinhas que conflitam com a energia e mente da criança de 0–3 anos.

Atividade em Grupo: hora de ficar sentado para atividade em grupo, mais de 3 minutos é uma tortura para crianças dessa idade, pois elas precisam de movimento, cada criança tem uma energia própria que guia ela, sendo assim, como um adulto pode querer que todas crianças façam a mesma atividade ignorando a necessidade individual de cada uma?

O que você deseja para o seu filho?

Que ele seja feliz e que ele seja amado?

Se você é fruto de uma família com capacidade de prover essa dedicação nos primeiros anos de vida, de oferecer paciência no desenvolvimento emocional, amor, acolhimento, com atenção a necessidade individual do seu pequeno, mantenha essa criança nesse ambiente familiar.

A criança precisa de atenção individual, por mais que professores queiram fazer isso, em uma sala onde temos 1 adulto para 4 bebês, ou 10 crianças é humanamente impossível atender individulamente essas necessidades emocionais e física.

Bebês e crianças pequenas precisam de apego com o adulto, adulto (s) que ela confia, é desse contato que eles retiram os valores, copiam o falar, os movimentos, entendem o que é o mundo, e sentem-se seguros. (imagem retirada da internet)

Formas de estimular a criança em casa?

“Quem quer dar suporte a uma criança não precisa recorrer a observações elaboradas ou interpretações sofisticadas. É preciso simplesmente ter o desejo de ajudar a criança e fazer uso do senso comum ” (Montessori, Maria 1966. The secret of childhood).

Preparando o ambiente

Poucos brinquedos, porém de qualidade e que tenham função de descobertas sensoriais. Que seja um ambiente harmonioso, onde ela pode explorar, tocar, sentir, movimentar…que tenha potinhos para abrir e fechar, lugares para escalarem se quiserem, com direito a muita conversa e muitos livros, passeio na calçada para ver as flores e os cachorros, os carros passando, cumprimentar os vizinhos, ajudar a colocar a roupa para lavar, brincar de massinha, tanta coisa que eles podem descobrir por eles mesmo quando você promove um ambiente seguro, e com atenção especial.

Atenção: Promova a autonomia da criança sempre que possível, não faça por ela o que ela pode fazer, autonomia é importantissimo para a expansão das capacidades físicas e mental da criança — futuro adulto.

E esse investimento de tempo, amor e cuidado na formação desse cérebro e dessa personalidade é algo que terá seus efeitos ao longo prazo, principalmente no reflexo desse indivíduo na sociedade.

E dos 3 aos 6 anos de idade, encontre um escola que promova conhecimento através de um ambiente informativo, interativo em que possam explorar com professores carinhosos e cheio de coisa boa para compartilhar.

--

--

Keen observer of human behavior | People & Change Consultant | AMI Montessori Teacher

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store
Vida for Real

Vida for Real

Keen observer of human behavior | People & Change Consultant | AMI Montessori Teacher